setembro 10, 2011

A sublimação da vida

É do poeta inglês William Wordsworth, esta frase antológica: “A melhor parte da vida de uma pessoa boa são seus pequenos, anônimos e desconhecidos atos de bondade e amor”.

Chega um tempo da vida em que se olha para a trajetória que ficou para trás, e a gente faz espécie de balanço de tudo que se fez e deixou de fazer. Facilmente, poderemos ficar procurando grandes feitos, e certamente encontraremos fatos marcantes, mas possivelmente muitos atos ficaram encobertos pela bruma do tempo, e a memória já não alcança mais, a não ser que alguém nos lembre de algo, que possa ter sido relevante, sem que nos tenhamos dado conta disso.



Cada um de nós carrega consigo lembranças de pessoas que nos estenderam a mão, foram solidárias, deram estímulo, nos ajudaram em momentos dolorosos e críticos, foram decisivos até em determinadas circunstâncias, a quem não conseguimos manifestar nossa gratidão por tudo que representaram em nossa vida. Eu penso que este sentimento é sublime, para não ficar a impressão egoísta de que nós somos os protagonistas de nossa vida, esquecendo todos que caminharam conosco e estenderam a mão. O mundo de hoje vai muito por esta frequência, como se cada um, sozinho, fosse o construtor de sua própria carreira.

Sabemos que não é assim: somos o que muitas pessoas nos ajudaram a ser. E, se formos honestos mesmo, vamos encontrar muita gente anônima também que nos estendeu a mão na construção do monumento de nossa inocente vaidade. Apossar-se disto, sozinho, é no mínimo falta de respeito. A gente sempre é resultado do universo coletivo, apesar das impressões digitais próprias e identidade individual.

Quando iniciamos a jornada da vida e, especialmente, a caminhada profissional, não imaginávamos com quem cruzaríamos nem as circunstância que iríamos enfrentar. Agora que já percorremos certa quilometragem, podemos olhar para trás e avaliar o que passou. E, com certeza, a humildade continuará sendo a moldura mais bonita da competência.

Fonte: SINEPE/RS | Por Osvino Toillier/ Presidente do SINEPE/RS 
Disponível em: www.sinepe-rs.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a visita e volte sempre!